publicada no dia 16/03/2017 | atualizada no dia 16/03/2017

Quantas calorias ingerir no dia?

Como eu descubro quantas calorias devo ingerir no dia?

Essa é uma resposta complicada, pois, precisa levar em conta qual é o objetivo do indivíduo. Seja, perder peso, ganhar peso, ou manter um equilíbrio calórico.

Se você deseja perder peso, você deve ingerir uma quantidade de calorias inferior ao seu gasto calórico diário. Para se manter, ingira uma quantidade igual ou próximo ao que você gasta, e por fim, se deseja ganhar peso, coma mais do que gasta!

Existem várias formas em se calcular esse gasto de calorias diária. São métodos que não são exatos, porém, são usuais já há alguns anos. É uma estimativa, deve-se levar em conta a individualidade biológica de cada um, se o indivíduo é treinado ou não, se é sedentário ou não, entre outros.

Vamos usar o método da TBM (Taxa Metabólica Basal). Um dos mais usados por profissionais da área da nutrição e semelhantes.

O metabolismo basal, refere à quantidade mínima de energia que o corpo humano necessita para manter todo o seu funcionamento em repouso.

Como calcular?

Se for homem:
66 + (13,7 x peso) + (5,0 x Altura em cm) – (6,8 x idade) = Total

Se for mulher:
665 + (9,6 x Peso) + (1,8 x Altura em cm) – (4,7 x Idade) = Total

Por exemplo: Individuo homem com 70kg, 1,70 de altura com 30 anos:
66 + (13,7 x 70) + (5,0 x 170) – (6,8 x idade)
66 + 959 + 850 – 204 = 1671 calorias/dia necessário para o funcionamento de todo o organismo em repouso.

E se ele todos os dias realiza uma corrida de 30 minutos? E que gasta uma média de 300 calorias. A TBM dele no caso será 1671 + 300 = 1971 calorias diária.


Lembrando que deve-se levar em conta muitos outros fatores,  esse método não é exato, é uma estimativa. Todavia é o mais simples e um dos mais usuais.