publicada no dia 16/04/2017 | atualizada no dia 16/04/2017

Magnésio x Musculação

Mineral extremamente importante para praticantes de atividade física.

Magnésio, o mineral esquecido ou ignorado por praticantes de atividade física. Mineral muito pouco comentado, e pouco indicado. Todavia, é extremamente necessário em todas as atividades que necessitem do metabolismo glicolítico. Uma baixa ingestão dietética de Mg pode reduzir a eficiência muscular durante o exercício submáximo.

Segundo a Anvisa, o ideal recomendado é de 260mg/dia. Porém, se for buscar as informações nutricionais dos alimentos que contém magnésio, e fazer uma conta rápida, a grande parte da população não consegue alcançar a recomendação diária. Por que não suplementar? É necessário, principalmente para indivíduos que praticam alguma atividade física, seja de baixa ou alta intensidade, obviamente com doses diferentes.
Alguns estudos sugerem que atividade física acelera a excreção de magnésio. Talvez os músculos em funcionamento tirem o mineral do armazenamento para seu uso e, em seguida, o libere, depois os rins excretam. Quanto mais treinado você for, mais as concentrações de Mg estarão reduzidas.
Essa redução pode estar associada com o efluxo de Mg das células seguindo a proteólise associada com exercícios físicos de grande intensidade, nos quais há mais atividade de creatina quinase sérica.

Alguns trabalhos mostram que suplementar Mg melhora a função muscular, reduz as câimbras (2), aumenta a testosterona (3), regula o sono - promove o sono reparador e saudável, relaxa e promove a recuperação muscular, ajuda a normaliza a pressão arterial, melhora a saúde cardíaca (Dr. Lair Ribeiro), entre muitas outras.

Suplementar magnésio é necessário na grande maioria dos caso, contudo, é sempre aconselhável ter um acompanhamento de algum profissional para adequar a dose, e verificar a real necessidade.

 

 

Referências:
 

1. Biesek, Simone; Alves, Letícia Axen; Guerra, Isabela. Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte. Barueri: Manole, 3º Ed. 2015.

 

2. Liu L, Borowski G, Rose L. Hypomagnesemia in a tennis player. Phys Spots Med. 1983;11:79-80.

 

3. Omiya, K., Akashi, Y., Yoneyama, K., Osada, N., Tanabe, K., Miyake, F. Heart-Rate Response to Sympathetic Nervous Stimulation, Exercise, and Magnesium Concentration in Various Sleep conditions. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism. 2009. 19(2), 127-135.