publicada no dia 14/04/2017 | atualizada no dia 14/04/2017

Gliconeogênese, Glicogênese, Glicogenólise

Resumindo alguns processos da bioquímica básica

Bioquímica, a matéria do 1º período mais odiada pelos estudantes de nutrição. Todavia, é a principal no meu ver. Um bom nutricionista precisa saber de cor e salteado a bioquímica ministrada na graduação de nutrição, e ainda buscar mais conhecimento por fora.

Hoje vou resumir rapidamente três processos bioquímicos do nosso organismo.

Gliconeogênese: Obtenção de glicose, a partir de outros substratos que não são carboidratos, tais como lactato, glicerol e aminoácidos. Quando não há glicose para obter-se ATP (energia) para a célula, o nosso organismo utiliza-se deste processo transformando outros substratos em glicose.

Glicogênese: Processo ativado pela insulina. Quando os níveis de glicose no plasma sanguíneo estão elevados, aí ocorre a síntese de glicogênio no fígado e nos músculos, onde as moléculas de glicose são adicionadas à cadeias de glicogênio.

Glicogenólise: Processo ativado pelo hormônio do glucagon. Quando há falta de glicose no sangue, nosso organismo utiliza-se deste processo degradando, quebrando o glicogênio no fígado e nos músculos para obter-se ATP (energia).